Domingos Sousa Coutinho

Consultadoria de Engenharia

Liberdade
Street Fashion

Descrição Sumária

Ocupando todo o antigo quarteirão dos CTT, em pleno coração da cidade de Braga, o "Liberdade Street Fashion" é um projeto do Arq.º Gonçalo Byrne, um dos mais conceituados arquitectos portugueses, e alia as componentes comerciais e de serviços às vertentes habitacional e cultural.

O empreendimento, tem uma área de construção bruta de 32.000 m2, com comércio (12.600 m2), escritórios (2.300 m2), habitação (4.300 m2) e três pisos de estacionamento subterrâneo (12.800 m2), com cerca de 300 lugares, sendo dois pisos destinados ao público com cerca de 200 lugares, com entrada directa pelo túnel da Av. da Liberdade e pela Rua do Raio.

A componente comercial obedece a um conceito de "comércio de rua" e é reservada, em grande parte, a operadores profissionais de grande prestígio. Incluirá cerca de 20 lojas, cafés, além de clínicas/escritórios, num conceito inovador de Street Shop, em que as lojas são totalmente independentes umas das outras, com a porta e montras de frente para as ruas que circundam o quarteirão dos antigos CTT, sendo a mercadoria colocada nas lojas, através da entrada dos camiões, pela Rua do Raio, num cais de descarga que termina nos corredores técnicos, nas traseiras das lojas.

Com este projeto inovador de Street Shop, o Grupo Regojo quer contribuir para a dinamização do Comércio de Rua na Cidade de Braga, e em particular o existente no Centro Histórico da cidade, além de possibilitar a criação de cerca de 850 novos postos de trabalho, directos e indirectos.

Este empreendimento representa a conciliação de habitação - com cerca de 20 apartamentos e comércio, num espaço de grande qualidade, enriquecido pela incorporação de património arqueológico da época romana com elevado valor intrínseco, histórico e científico. O "Liberdade Street Fashion" localiza-se em área urbana de protecção arqueológica e nasce sobre um importante conjunto arqueológico do tempo dos romanos de indiscutível valor intrínseco, científico e histórico, doado à cidade de Braga.

No centro do quarteirão está implantado um edifício ocupado pela Portugal Telecom, onde funciona o centro de telecomunicações que serve toda a cidade de Braga, o qual foi mantido e garantida a sua completa operacionalidade.

Local

Ex-Quarteirão dos CTT - Av. da Liberdade - Braga

Tipo de obra

Edifícios de habitação, comércio, escritórios e parques de estacionamento

Projecto de arquitectura

Gonçalo Byrne, Arquitectos

Dono de obra

Javere Imobiliària, SA (Grupo Regojo)

Início

Novembro / 2008

Fim

Janeiro / 2012

Área

32.000 m2

Serviços prestados

Fiscalização e Coordenação de Lojistas / Escritórios
Voltar ao portfólio
Desenvolvido por: Bizview